Flan caseiro

  • 70 minutos
  • 6 porções

O flan caseiro que a vovó fazia com ovos, leite, açúcar e calda de caramelo. Com essa receita não tem quem se resista e você vai fazer o maior sucesso!

Ingredientes

Para o flan:
6 ovos
800 ml de leite
100 g de açúcar
Para a calda de caramelo:
30 g de açúcar
Água

Modo de preparo

Em uma panela prepare a calda de caramelo derretendo 20 g de açúcar com uma colher de sopa de água e mexendo sem parar até ficar com a consistência e a cor características sem deixar queimar.

Depois de fazer o caramelo do flan caseiro, derrame o mesmo ainda quente na forma, espalhando por toda a superfície da mesma. Em outra vasilha misture os ovos com o leite e o açúcar e depois derrame dentro da forma também.

E por último, pro flan caseiro cozinhar, coloque o mesmo em banho maria e leve ao forno durante mais ou menos 1 hora a uma temperatura de 180º C.

Quando o flan estiver pronto (fure com um palito pra ver se ele sai limpo), deixe esfriar, tire da forma e leve à geladeira pra endurecer bem.


Foto: Gudlyf
Nota:
O flan pode ser feito com ou sem ovos, com mais ou menos açúcar, com leite condensado, com café, com suco de frutas, etc. Essa é a receita do flan caseiro que nunca falha.