Geleia de tomate

  • 43 minutos
  • 12 porções

Uma geleia caseira diferente e original, que além de ser muito nutritiva, é uma boa forma de fazer as crianças comerem tomate. Deliciosa e fácil de fazer!

Ingredientes

550 g de tomate
250 g de açúcar
1/2 limão

Modo de preparo

Antes de começar a preparar essa geleia de tomate, descasque os tomates e corte-os em dadinhos pequenos. Depois pegue uma panela e misture os tomates com o açúcar, deixando descansar durante 20 minutos. Misture bem pra que o açúcar se dissolva e o tomate solte o suco.

Feito isso, comece a cozinhar a geleia de tomate no fogo, acrescentando o suco de limão na mistura e mexendo sem parar.

No começo a geleia de tomate vai soltar muita espuma, que você tem que ir tirando com a colher.

Depois de uns dois minutos cozinhando em fogo alto, baixe pra fogo médio e continue mexendo até a geleia ficar consistente. Isso pode demorar mais ou menos de 20 a 25, dependendo do tipo de tomate que você usou.


Foto: Cocoinzenl
Nota:
Tem gente que prefere tirar as sementes dos tomates antes de fazer a geleia, mas não é obrigatório.

Nos ingredientes da geleia de tomate o motivo de colocar 550 g de tomate e 250 g de açúcar é porque pra cada parte de tomate você tem que usar a metade de açúcar, mas como os tomates são descascados, é bom aumentar um pouco a quantidade de tomates.

Da mesma forma você pode pesar os tomates sem casca e usar 500 g pra cada 250 g de açúcar.

A geleia de tomate pode ser coloca em vidros de conserva e fechadas ao banho maria. Mas não se esqueça de primeiro esterilizar os vidros em água fervendo, senão a geleia de tomate pode estragar.