Merluza ensopada

  • 30 minutos
  • 4 porções

Uma forma tradicional de fazer merluza ensopada em uma receita ideal pra família inteira. Assim as crianças comem pratos saudáveis e nutritivos sempre.

Ingredientes

1 kg de filé de merluza
1 pimentão verde médio
2 cebolas
200 gr de extrato de tomate
50 ml de vinho branco
100 ml de caldo de peixe pronto
Farinha de trigo
Sal
Óleo
Orégano
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra deixar a merluza ensopada ainda mais saborosa é bom começar preparando a cama. Para tanto primeiro corte as cebolas e o pimentão verde e coloque pra refogar em uma panela funda com um pouco de óleo.

Quando as verduras estiverem douradas, acrescente o extrato de tomate e deixe cozinhar mais ou menos 5 minutos, sem parar de mexer pra não grudar no fundo da panela.

Passado esse tempo é hora de adicionar o vinho branco e deixar um pouco em fogo alto até ele evaporar bem. Depois acrescente o caldo de peixe pronto e um pouco de sal a gosto.

Deixe ferver alguns minutos em fogo médio e prepare os filés de merluza, temperando a gosto de depois passando os mesmos pela farinha de trigo.

Prove o molho pra ver se está bom de sal e depois deite os filés de merluza dentro da panela, deixando no fogo mais 10 minutos depois que começar a ferver. Tire do fogo e polvilhe com orégano.

Um arrozinho branco é ideal pra acompanhar essa deliciosa merluza ensopada.


Foto: irrational_cat
Nota:
Se você usar um vinho branco frutado a receita de merluza ensopada fica ainda mais gostosa.

Pra criançada essa receita é muito recomendada, pois é uma boa maneira deles comerem peixe e coisas saudáveis. Além disso você não precisa ficar procurando as espinhas, apesar de que no caso das crianças é sempre bom conferir porque às vezes os filés também podem ter alguma espinha.