Pão de farelo de aveia

  • 65 minutos
  • 6 porções

Um pão de forma feito em casa com farelo de aveia e azeite de oliva. Ideal pro café da manhã de quem gosta de manter a forma e também pras crianças da casa.

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
100 g de farelo de aveia
300 ml de água
15 g de azeite de oliva
10 g de extrato de malte
10 g de fermento fresco
12 g de sal

Modo de preparo

A receita de pão de farelo de aveia começa colocando a farinha peneirada e misturada com o fermento em uma vasilha funda. Faça um buraco no meio da farinha como se fosse um vulcão e coloque a água morna com o malte dissolvido e o sal. Depois acrescente o azeite de oliva e mistura tudo até formar uma massa lisa.

Amasse encima de uma superfície untada com óleo e coloque a massa em uma vasilha limpa, tampando e deixando descansar durante mais ou menos uma hora.

Depois da primeira fermentação amasse o pão de farelo de aveia de novo e dobre pra dentro pra liberar o gás. Depois de amassar uns 10 minutos mais ou menos, deixe a massa descansar de novo em um lugar quente durante mais uma hora ou até dobrar de tamanho.

O pão de farelo de aveia deve ser assado no forno com uma temperatura de 180º C durante mais ou menos meia hora. É bom usar uma forma de pão.



Foto: Jlastras
Nota:
O farelo de aveia pode ser substituído por qualquer outro como de trigo, de cevada, etc.


Etiquetas