Salmão com creme de leite

  • 30 minutos
  • 4 porções

Apesar do nome, o salmão com creme de leite não leva creme de leite e se você preferir, dá pra fazer até sem leite. Mas de qualquer forma é uma delícia.

Ingredientes

500 g de salmão
2 ou 3 dentes de alho
4 cebolas
250 g de camarão cru
1 copo de vinho branco
1 copo de leite ou caldo de peixe pronto
1 colher de sopa de farinha de trigo
Azeite de oliva extra virgem
Sal
Salsinha verde picada
Alfavaca
Para o tempero:
2 alhos
Suco de 2 limões
Pimenta
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra dar um sabor todo especial ao salmão com creme de leite, primeiro amasse o alho, a salsinha verde, a pimenta e o suco de limão e derrame encima do salmão, deixando pegar gosto durante meia hora aproximadamente.

Enquanto isso prepare um refogado colocando a cebola e os alhos bem picadinhos em uma frigideira grande com um pouco de azeite.

Você tem que ter certeza de que o salmão não tem espinhas. Para tanto é só passar os dedos sobre a carne pra ver se sente alguma espinha dentro. Se notar que tem alguma espinha, retire a mesma com uma pinça (parecida com aquelas de depilar). Assim o salmão com creme de leite não tem perigo pras crianças.

Depois de limpar bem o salmão, corte o mesmo em quatro filés grossos e coloque em uma assadeira untada com um pouco de azeite de oliva extra virgem. Coloque os camarões descascados por cima, tempere com alfavaca bem picadinha e regue com mais azeite de oliva.

Coloque o salmão no forno durante 10 minutos aproximadamente, a uma temperatura de 170º C. O salmão com creme de leite estará pronto quando começar a sair um caldo branco dos filés.

Agora é hora de terminar de fazer o molho que dá nome ao prato. Coloque a farinha na frigideira com a cebola refogada, leve ao fogo e quando começar a fritar jogue o vinho branco dentro. Deixe evaporar o álcool e engrossar.

Adicione o caldo de peixe ou o leite (ou misture os dois), mexendo e deixando reduzir. Bata tudo no liquidificador pra ficar bem cremoso e reserve.

Tire o salmão do forno, coloque em um prato e derrame o molho bem quente por cima, decorando com salsinha verde picada e azeite de oliva. Pronto! O salmão com creme de leite vai conquistar a sua família!


Foto: adactio