Feijão branco com berbigão

  • 100 minutos
  • 4 porções

O feijão branco com berbigão é um dos prato mais cobiçados do norte da Espanha e não é pra menos, pois ele tem uma textura especial e um sabor incrível.

Ingredientes

500 g de feijão branco
500 g de berbigão
1 tomate bem maduro
1 cebola
1 folha de louro
2 dentes de alho
Salsinha verde
Água
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Depois coloque em uma panela o feijão branco, a cebola, a folha de louro, um ramo de salsinha verde, dois dentes de alho e um fio de óleo. Acrescente água até cobrir todos os ingredientes e leve ao fogo alto.

Quando a primeira parte da receita começar a ferver, abaixe o fogo pro mínimo e deixe cozinhar durante pelo menos 3 horas, dando uma olhada de vez em quando pra panela não secar e queimar o feijão (coloque mais água se for preciso).

Enquanto isso coloque o berbigão em água com sal durante mais ou menos duas horas pra soltar toda a areia. Depois escorra bem e coloque o berbigão pra cozinhar a bafo até abrir. Tire do fogo e reserve o caldinho que eles soltaram. Coloque o berbigão dentro da panela de feijão branco (pode ser inteiro ou só o miolo) e deixe esfriar um pouco pra depois adicionar o caldo do berbigão.

Veja se está bom de sal e quando o feijão estiver molinho desligue o fogo e deixe descansar mais ou menos 5 minutos.

O feijão branco com berbigão deve ser servido bem quente, com salsinha verde picada por cima.

Foto:

Nota:

Uma dica importante é assustar o feijão colocando água bem fria umas 3 ou 4 vezes dentro da panela enquanto ela está fervendo. Assim cozinha muito mais rápido e melhor.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.