Grão de bico salteado

  • 55 minutos
  • 4 porções

Com um pouco de grão de bico, cebola, alho e um toque de alecrim e linguiça você pode fazer um prato altamente nutritivo e pra lá de gostoso. Experimente!

Ingredientes

300 g de grão de bico seco (ver nota 1)
4 alhos
1 pimenta malagueta (opcional)
2 cebolas
100 g de linguiça (ver nota 3)
1 raminho de alecrim
Óleo
Pimenta do reino moída
Sal
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Na noite antes de fazer o grão de bico salteado você tem que colocar os grão em uma vasilha com água até cobrir pra amolecer.

No dia seguinte escorra o grão de bico, lave bem e coloque na panela de pressão cobertos de água. Quando começar a sair vapor, deixe cozinhar uns 30 ou 40 minutos em fogo médio (ver nota 2).

Enquanto o grão de bico cozinha, descasque e corte os alhos em fatias finas. Doure os mesmos em uma frigideira grande com um pouco de óleo e acrescente um pouco de pimenta malagueta e aproveite pra ir descascando e cortando a cebola bem picadinha.

Quando o alho estiver bem dourado, acrescente a cebola, tempere e coloque o raminho de alecrim. Tampe e deixe no fogo até a cebola ficar bem molinha. Depois desligue o fogo.

Quando o grão de bico estiver cozido você tem que escorrer e colocar dentro da frigideira com o refogado, retirando antes o raminho de alecrim.

Pra dar o toque final ao grão de bico salteado você pode colocar a linguiça na frigideira e saltear um pouco mais. Agora é só servir.

Foto:

Nota:

1. Se você não tem grão de bico seco também pode usar os que já vêm cozidos em conserva. O resultado é o mesmo.

2. Se você for usar a panela de pressão em fogo alto o grão de bico vai estar cozido em 15 ou 20 minutos.

3. Se você é vegetariano é só colocar a linguiça. Ao invés disso acrescente uma colher de chá de páprica pra dar sabor.

4. E se você não for vegetariano e quiser usar linguiça fresca, tem que cortá-la em pedacinhos e adicionar no refogado. Se for linguiça defumada não precisa.


Etiquetas

Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.