Lombinho ao vinho do porto

  • 50 minutos
  • 3 porções

Essa receita de lombinho de porco com molho de vinho do porto e champinhons recheados é ideal pra um jantar especial quando você quer impressionar alguém.

Ingredientes

2 lombinhos de porco
9 champignons grandes
50 g de presunto
3 alhos
Salsinha verde
250 ml de vinho do porto
200 ml de creme de leite
Sal
Pimenta do reino
Azeite de oliva extra virgem
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Esse lombinho ao vinho do porto é uma receita bem fácil de preparar e pra lá de deliciosa. Comece limpando bem os lombinhos e tirando toda a gordura dos mesmos pra depois cortá-los em três pedaços cada um, temperando com sal e pimenta a gosto. Reserve.

Em uma frigideira com um pouco de azeite coloque 1 alho fatiado pra dourar. Retire o alho do azeite e lacre os medalhões de lombinho dos dois lados pra que eles conservem todo o sabor e fiquem bem suculentos. Reserve.

Em uma panela prepare o molho do lombinho ao vinho do porto, misturando o vinho com o creme de leite e um pouco de sal. Leve ao fogo baixo até reduzir bem o molho.

Ligue o forno a 190 ºC.

Limpe os champignons com um guardanapo úmido, esvazie os chapéus dos mesmos e grelhe com um pouco de azeite. Enquanto isso pique os talos dos champignons e frite-os em uma frigideira com azeite, sal, pimenta e 2 alhos bem picadinhos. Depois de refogados, coloque a metade do presunto cortado em cubinhos e a salsinha verde. Misture bem e reserve.

Coloque os lombinhos em uma assadeira (é melhor se for de vidro refratário) e leve ao forno por 15 minutos.

Enquanto os lombinhos assam, recheie os champignons e esquente o molho de vinho do porto. Depois retire os lombinhos do forno e monte os pratos da seguinte maneira: Coloque um medalhão de lombinho no prato, cubra com o molho de vinho do porto e polvilhe com o presunto cortado em cubinhos. Coloque do lado alguns champignons recheados e regue tudo com o caldinho que ficou na assadeira.

Nota:

O lombinho ao vinho do porto é um prato um pouco complicado de fazer, mas vale a pena porque é muito suculento.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.