Sopa de barbatana de tubarão

  • 165 minutos
  • 4 porções

A autêntica, exótica e saborosa sopa de barbatana de tubarão em uma receita de origem chinesa que vai deixar todos os seus convidados de boa aberta. Prove!

Ingredientes

2 carcaças de frango
350 g de peito de frango sem pele
325 g de barbatana de tubarão
400 g de osso de porco
500 g de osso de boi
4 rodelas de gengibre
1 clara de ovo batida
1 colher de molho shoyu
Coentro fresco
Maizena
Pimenta do reino moída
Vinagre de arroz
Sal
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Na noite anterior deixe a barbatana de tubarão de molho na água dentro da geladeira e na hora de começar a preparar a sopa de barbatana de tubarão, escorra e seque a mesma com um pano limpo.

Coloque água em uma panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, adicione a barbatana de tubarão e reduza o fogo, tampando e deixando ferver durante uma hora. Depois escorra e reserve.

Em outra panela cozinhe os ossos durante mais uma hora, junto com as carcaças de frango, o gengibre e dois litros de água. É bom ir retirando a espuma da água de vez em quando (na hora de cozinhar a barbatana também). Depois coe e reserve o caldo.

O terceiro passo dessa receita de sopa de barbatana de tubarão consiste em misturar o peito de frango cortado em pedaços com a clara de ovo batida e uma colher de maizena. Misture tudo e deixe esfriar na geladeira.

Em uma panela de barro coloque a barbatana de tubarão e o caldo dos ossos, deixando no fogo baixo durante meia hora. Passado esse tempo adicione a mistura de peito de frango e deixe mais 10 minutos. Tempere com sal a gosto e adicione aos poucos 3 colheres de maizena dissolvida em um copo de água. Mexa sem parar.

Pra terminar, sirva a sopa de barbatana de tubarão em pratos individuais, polvilhando cada um com uma pitada de coentro picado. Coloque um pouco de vinagre de arroz em uma vasilha pra que cada pessoa sirva a gosto.

A sopa de barbatana de tubarão deve ser servida bem quente.

Foto: JLastras

Notas:

A barbatana de tubarão além de ser cara, é difícil de encontrar e dizem que é mais apreciada pela sua textura do que pelo seu sabor em si.

Geralmente você encontra a barbatana de tubarão pronta pra preparar na peixaria.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.