Patê caseiro

  • 85 minutos
  • 6 porções

O fígado é uma coisa que nem todo mundo gosta de comer e por isso existem receitas como essa de patê caseiro que ajuda as crianças a comer esse alimento.

Ingredientes

250 g de fígado de galinha
100 g de queijo minas light
1 ovo
1/2 cebola
Sal
Pimenta do reino moída
Óleo
Noz moscada (opcional)
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra fazer esse delicioso patê caseiro, primeiro limpe bem os fígados de galinha retirando bem toda a gordura e as pelancas. Depois corte em pedacinhos pequenos e reserve.

Corte a cebola em rodelas finas e refogue em uma frigideira com um pouco de óleo e uma pitada de sal. Quando a cebola estiver refogada acrescente os fígados e refogue também.

Quando os fígados estiverem bem douradinhos, coloque tudo no copo do liquidificador e acrescente o resto dos ingredientes do patê caseiro (sal, pimenta do reino moída, noz moscada, ovo e queijo). Bata tudo até formar um creme uniforme e liso.

Depois coloque o patê caseiro no recipiente que você quiser e leve ao forno preaquecido a 180º C. O patê caseiro deve ser feito em banho maria durante mais ou menos 1 hora.

Depois de cozido deixe esfriar e tire da forma (se você fizer em formas individuais pode servir diretamente nelas, senão coloque um pouco de patê caseiro em cada prato e pronto.


Nota:
Essa receita de patê caseiro é deliciosa e bem saudável, pois quase não tem gordura como em outras receitas que levam margarina ou banha de porco.

Além disso se você tampar bem o recipiente ele aguenta 3 ou 4 dias na geladeira. E se você tampar a vácuo (como os vidros de conserva) ele aguenta mais ainda.