Grão de bico com bacalhau

  • 80 minutos
  • 4 porções

Uma gostosa e nutritiva receita de grão de bico com bacalhau, espinafre e ovo cozido. Um prato típico da quaresma, mas que você pode fazer qualquer época.

Ingredientes

400 g de grão de bico
250 g de espinafre
100 g de bacalhau
1 tomate
1 cebola
Óleo
1 folha de louro
Sal
Páprica
1 ovo cozido
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Antes de fazer o grão de bico com bacalhau você tem que colocar o grão de bico de molho na noite anterior, mas se tiver pressa também pode comprar o grão de bico cozido em conserva, apesar de que não ficaria tão gostoso.

Da mesma forma você tem que deixar o bacalhau de molho na água pra tirar o sal. Coloque o mesmo em uma vasilha com água fria e deixe mais ou menos 48 horas, trocando a água de vez em quando.

Coloque uma panela no fogo com uns dois litros de água dentro e deixe ferver. Depois coloque o grão de bico dentro da panela e deixe cozinhar mais ou menos 40 minutos.

Feito isso é hora de adicionar a espinafre lavada e cortada e o bacalhau desfiado. Misture tudo e baixe o fogo, deixando cozinhar mais 20 minutos.

Coloque uma frigideira no fogo com um pouco de óleo e faça um refogado com a cebola, o tomate, uma pitada de páprica e uma folha de louro. Deixe refogar até formar uma espécie de molho e depois misture com o grão de bico da panela.

Quando terminar o cozimento, veja de se está bom de sal e adicione o ovo cozido picado dentro. Sirva o grão de bico com bacalhau bem quentinho.

Foto: by onnoth

Nota:

O grão de bico com bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da Espanha e Portugal, principalmente na época da quaresma.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.