Lentilha caseira

  • 60 minutos
  • 4 porções

A lentilha caseira é um prato tradicional das festas de fim de ano, mas também pode ser comido o ano inteiro, pois é rico em nutrientes e muito gostoso.

Ingredientes

250 g de lentilha
1 litro de água + 150 ml
100 g de linguiça (aproximadamente)
1 pimentão verde comprido
1 tomate bem maduro
1 cenoura grande
1 folha de louro
1 batata
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 fatia de pão
50 ml de óleo
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá rasa de páprica doce.
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra fazer essa deliciosa lentilha caseira primeiro você tem que lavar bem as lentilhas debaixo da torneira. Use o escorredor de macarrão que é mais fácil. Depois coloque as lentilhas em uma panela junto com o litro de água, o pimentão verde com um corte na ponta, o tomate cortado no meio e a folha de louro.

Descasque a cenoura e corte em rodelas. Descasque a batata e corte em quadradinhos pequenos. Corte a linguiça em rodelas de mais ou menos 1 cm ou, se preferir, corte em pedacinhos pequenos.

Coloque a panela em fogo médio e quando ela estiver quase fervendo, baixe o fogo e acrescente a cenoura, a batata, a linguiça e uma colher de chá e meia de sal.

Mexa bem pra lentilha caseira não grudar no fundo da panela e deixe cozinhar mais ou menos 40 minutos. Se você ver que a lentilha caseira está ficando sem água, adicione mais e pronto.

Enquanto a lentilha caseira cozinham, aproveite pra preparar o refogado que vai dar sabor e engrossar o caldo.

A primeiro coisa que você tem que fazer é cortar a cebola em pedacinhos bem pequenos e os alhos em fatias finas. Coloque uma frigideira com óleo no fogo e jogue o alho dentro, deixando dourar. Depois tire o alho e deixe só o óleo, Coloque a cebola também pra refogar até ficar transparente.

Quando a cebola estiver no ponto, acrescente um pedaço de pão e aumente o fogo pra que ela fique mais douradinha (cuidado pra não deixar queimar). Desligue o fogo.

Deixe a frigideira fora do fogo e adicione a páprica doce, misturando bem durante 15 segundos e acrescentando os 150 ml de água que sobraram. Coloque tudo no copo do liquidificador (o alho também) e bata até obter um molho bem fino e sem caroço. Junte esse molho com a lentilha que está cozinhando na panela.

Deixe em fogo lento até as lentilhas ficarem molinhas e o caldo ficar bem grosso. Agora é só servir essa delícia de lentilha caseira. Todo mundo vai adorar!

Foto:

Nota:

A lentilha caseira é uma receita tradicional e, portanto, cada pessoa faz de uma maneira. Por isso você pode pegar essa receita e variar com o que quiser, trocar a linguiça por outra carne, colocar orelhas de porco, etc.

O tempo de fogo depende do tipo de lentilha, se você deixou de molho ou não e de vários outros fatores, mas costuma ser mais ou menos meia hora.


Etiquetas

Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.