Plumas de San Giovanni

  • 40 minutos
  • 4 porções

Direto de Puglia (Itália) chega essa receita de macarrão conhecida como Penne de San Giovanni, feita com anchovas, alcaparras e queijo pecorino (de ovelha).

Ingredientes

320 g de macarrão tipo penne
400 g de tomate triturado
100 g de azeitonas pretas
4 anchovas salgadas
30 g de alcaparras
3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 dente de alho
1 pitada de salsinha verde picada
4 colheres de sopa de queijo pecorino ralado
Sal
Pimenta do reino moída
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra fazer as Plumas de San Giovanni primeiro você tem que lavar bem as anchovas e tirar todo o sal. Depois faça o mesmo com as alcaparras e corte as duas coisas juntas, bem picadinho.

Em uma frigideira grande coloque o azeite de oliva e a mistura de anchovas e alcaparras. Mexa um pouco e acrescente também o alho picado. Deixe refogar em fogo baixo até ficar tudo douradinho.

Continue fazendo o molho das Plumas de San Giovanni, acrescentando o tomate triturado, uma pitada de sal e a pimenta do reino moída a gosto. Deixe cozinhar uns 5 minutos e adicione as azeitonas pretas sem caroço, deixando mais 5 minutos em fogo brando.

Enquanto isso cozinhe a massa e tire do fogo quando estiver "al dente". Escorra bem e coloque dentro da panela com o molho, deixando mais 3 minutos em fogo baixo.

Desligue o fogo e acrescente a salsinha verde picada e o queijo pecorino (de ovelha). Misture tudo e sirva bem quente.

Nota:

O queijo pecorino é muito conhecido e degustado na Itália, principalmente na região centro-sul. É um queijo de ovelha bem maturado e se você não encontrar pode trocar por qualquer outro queijo de ovelha maturado que possa ralar. Não fica a mesma coisa, mas com certeza vai ficar uma delícia também.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.