Talharim com molho de alcachofra

  • 50 minutos
  • 4 porções

Uma receita que vai conquistar todo mundo com o seu sabor e o seu requinte. Bem fácil de fazer e ideal pra surpreender seus convidados no jantar especial.

Ingredientes

400 g de talharim fresco
8 corações de alcachofra
1 cebola pequena
1 pitada de pimenta
6 colheres de óleo
1/2 dente de alho
1 xícara de caldo de verduras quente
250 ml de creme de leite
250 ml de leite integral
Sal a gosto
100 g de queijo parmesão ralado
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra começar a fazer o talharim com molho de alcachofras primeiro coloque no fogo uma frigideira com um pouco de óleo e refogue nela a cebola cortada bem fininha, o alho amassado e uma pitada de pimenta da sua preferência. Deixe refogar em  fogo baixo até que o alho esteja dourado. Depois acrescente os corações de alcachofra bem limpos e cortados em quadradinhos e deixe cozinhar uns 5 minutos mais ou menos, mexendo de vez em quando.

Passado esse tempo, tempere com sal a gosto e adicione o caldo de verduras bem quente, tampando e deixando cozinhar mais 10 minutos em fogo baixo, até o líquido evaporar (cuidado pra não queimar).

Continue adicionando o creme de leite e deixe cozinhar em fogo lento até engrossar e reduzir bem o molho do talharim com molho de alcachofra.

Enquanto isso aproveite pra cozinhar a massa em uma panela com bastante água fervendo e um pouco de sal. Quando estiver cozida, tire do fogo, escorra e reserve.

Depois que a massa estiver bem escorrida, coloque-a na frigideira junto com o molho e deixe em fogo baixo uns 2 minutos. Tire do fogo e dê o último toque, polvilhando com um pouco de queijo parmesão ralado. Agora é só servir o talharim com molho de alcachofra e deixar todo mundo de boca aberta.

Foto: blog Italia Aunténtica

Nota:

Se você não quiser deixar os pedacinhos de alcachofra no molho é só bater tudo no liquidificador antes de misturar com a massa (se quiser bem fininho você também pode coar com um coador).

Um prato de massa sempre casa bem com um bom vinho, mas no caso das alcachofras não é recomendável, devido ao seu sabor forte.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.