Arroz com lentilha

  • 60 minutos
  • 4 porções

Um risoto com lentilha e sabor oriental. Um prato saudável e leve que combina vários sabores e é uma delícia. Experimente e inove um pouco na sua cozinha.

Ingredientes

200 g de arroz basmati ou longo
200 g de lentilha
2 cebolas
1 colher de sopa de cominho em grão
1 colher de sopa de cúrcuma
1 colher de sopa de canela
Óleo
Sal
Pimenta do reino
Água
Para o molho de iogurte:
2 iogurtes gregos
2 colheres de hortelã picada
1/2 abobrinha pequena
1 limão
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Pra fazer esse exótico arroz com lentilha primeiro você tem que cortar a cebola bem fininha, temperar a mesma com um pouco de sal e depois colocar em um escorredor pra soltar a água. Assim é mais fácil refogar.

Se você quiser fazer o molho de iogurte pra acompanhar o arroz com lentilha é só misturar o iogurte com uma colher de hortelã picada, a abobrinha picada o mais fino possível, o suco de meio limão e um fio de óleo. Bater tudo bem batido e guardar na geladeira.

Coloque a lentilha em uma panela com 2 litros de água fria e um pouco de sal. Deixe cozinhar em fogo médio mais ou menos meia hora depois que começar a ferver e se for preciso adicione mais água.

Pra dar um sabor diferente ao arroz com lentilha, em outra panela grande coloque os grãos de cominho pra torrar em foto médio, até começar a sentir o aroma. Acrescente um fio de óleo, a canela, o cúrcuma e o arroz. Misture tudo e veja se o arroz está coberto de óleo. Se não estiver acrescente mais óleo.

Deixe um minuto no fogo e acrescente a lentilha com o seu caldo de cozimento, mais 400 ml de água. Tempere e tampe quando começar a ferver. Deixe no fogo leve durante uns 20 minutos mais ou menos, cuidando pra não secar e queimar (se for preciso adicione mais água). Retire do fogo e deixe coberto com um pano durante 10 minutos.

Enquanto o arroz com lentilha descansa, coloque uma frigideira com bastante óleo no fogo e quando estiver bem quente frite a cebola, mexendo pra não queimar. Depois tire a cebola do óleo com a espumadeira e escorra em um prato com papel absorvente.

Misture a metade da cebola frita com o arroz e o resto deixe pra polvilhar por cima de cada prato.

Se você quiser pode colocar o molho de iogurte por cima de cada prato ou deixar que cada um coloque quantidade que quiser.

Foto:

Nota:

Você pode comer o arroz com lentilha sem o molho de iogurte, mas não ficar tão cremoso.


Etiquetas

Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.