Molho de tomate em conserva

  • 65 minutos
  • 0 porções

O molho de tomate caseiro é uma delícia e é muito usado na cozinha brasileira. Por isso é bom preparar bastante e colocar em conserva. Dura o ano todo!

Ingredientes

5 kg de tomates bem maduros
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar
Pimenta do reino moída
100 ml de óleo
Água

Modo de preparo

Pra fazer o molho de tomate em conserva primeiro prepare o molho em si e depois a conserva. Para tanto tire a pele dos tomates fazendo um corte em forma de cruz na sua base e escaldando em água fervendo durante 20 segundos mais ou menos. Você vai ver que a pele se solta e sai sozinha.

Depois disso tire os tomates da água e deixe esfriar um pouco pra não se queimar na hora de tirar a pele.

Na mesma panela que você escaldou os tomates, coloque os vidros de conserva com suas respectivas tampas pra esterilizar durante mais ou menos 20 minutos.

Conforme você for descascando os tomates, aproveite pra retirar também o miolo e vá colocando a polpa na panela de pressão. Depois adicione um pouco de água no fundo da panela pra não grudar e cozinhe mais ou menos meia hora.

Tire a pressão da panela, abra e retire a água que sobra dos tomates. Bata tudo no liquidificador, acrescente o sal, o açúcar e um pouco de óleo e leve ao fogo novamente durante mais 10 minutos. Cuidado porque respinga muito e você pode se queimar. O melhor é tampar deixando um pequeno orifício pra sair o vapor.

Passe o molho de tomate por um coador pra retirar as sementes que ficaram e coloque dentro dos vidros esterilizados e bem secos.

Tampe bem e coloque os vidros novamente na panela com água durante uns 20 minutos pro tomate em conserva fica "a vácuo".

Foto: el Cocinero Fiel


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.