Xícara de fondant

  • 115 minutos
  • 2 porções

Uma forma bem legal de servir a sobremesa e surpreender seus parentes e amigos. Uma xícara de fondant que você pode comer inteira. Curioso e delicioso.

Ingredientes

Para o creme de chocolate:
100 g de chantili líquido
100 g de chocolate
Para o bolo genovês:
3 ovos
90 g de açúcar
1 1/2 colher de açúcar de baunilha
1 pitada de sal
90 g de farinha (se você quiser que o bolo seja de chocolate é só trocar 5 g de farinha por 5 g de chocolate em pó)
Para a calda:
30 g de açúcar
30 g de água
1 pau de canela
Para a xícara:
Fondant branco
Colorante alimentício
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Na noite anterior prepare o creme de chocolate porque ele tem que estar bem frio pra fazer a taça de fondant. Pra fazer isso coloque o chantili em uma panela junto com o chocolate picado. Leve ao fogo baixo e mexa de vez em quando até o chocolate derreter. Tire do fogo e quando estiver frio coloque na geladeira e deixe a noite inteira.

No dia seguinte você pode fazer o bolo genovês, colocando os ovos em uma vasilha junto com os dois tipos de açúcar e uma pitada de sal. Bata bem como a batedeira e quando formar um creme meio branco e dobrar de tamanho (uns 5 ou 6 minutos batendo) acrescente a farinha de trigo e o chocolate em pó se for o caso, as duas coisas peneiradas. Bata de novo até misturar tudo bem misturado.

Quando a massa do bolo estiver pronta, coloque em uma forma untada e leve ao forno a 180º C durante uns 12 ou 15 minutos. Tire do forno e deixe esfriar pra depois tirar da forma e cortar em círculos com a ajuda de um copo. Corte quantos círculos forem necessários pra chegar mais ou menos à altura da xícara.

Agora faça a calda pra adoçar o bolo e não deixar que ele fique seco. Pra fazer isso basta colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo pra cozinhar e engrossar. Feito isso, retire o pau de canela (coe se for preciso) e reserve.

É hora de montar o que vai ser o interior da xícara. Coloque um dos círculos de bolo encima da mesa e regue com a calda. Cubra com o creme de chocolate e coloque outro círculo por cima. Faça isso quantas vezes for necessário e no final cubra tudo com creme de chocolate.

Agora só falta colocar o fondant. Divida o mesmo em várias partes e coloreie da cor que quiser, lembrando de que cada parte deve ter um tamanho suficiente pra cobrir os bolinhos que você fez antes. Pegue cada parte e estique com um rolo de macarrão, usando maizena pra não grudar. Estique até ficar com uns 3 centímetros de grossura e depois coloque por cima do bolinho, fazendo uma asa pra disfarçar a união. Decore as xícaras como você quiser. O fondant gruda ao bolo graças ao creme de chocolate e pra grudar a asa é só usar uma gotinha de água.

Notas do Autor:

Pra facilitar o trabalho ao invés de usar o creme de chocolate você pode usar doce de leite pronto ou creme de amendoim. Assim você não precisa começar a receita no dia anterior e fica igual de deliciosa.

O bolo genovês pode ser feito no micro-ondas, colocando a massa em uma forma adequada e deixando uns 2 minutos na potência máxima. Você também pode fazer outro bolo da sua preferência.

Se ainda assim você achar complicado, também pode comprar o bolo pronto e só decorar. Não fica tão gostoso, mas também fica muito bom e é muito mais fácil e rápido de fazer.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.