Sorvete de leite merengado

  • 45 minutos
  • 4 porções

O sorvete de leite merengado é uma delícia por si só, mas quando misturado com tabletes de café ele se torna um verdadeiro manjar que se come com os olhos.

Ingredientes

Para o sorvete:
500 ml de leite
2 claras de ovo
130 g de açúcar
Raspa de 1/2 limão
1 pau de canela
Para os tabletes de café:
Café
Açúcar a gosto
Ver mais ingredientes

Modo de preparo

Um dia antes de fazer o sorvete de leite merengado, misture o café com açúcar a gosto e coloque em uma forma de gelo deixando no congelador a noite inteira pra formar os tabletes de café.

Além disso, coloque o copo da sorveteira na geladeira pra esfriar bem (ver nota 1).

No dia seguinte coloque uma panela no fogo e derrame o leite dentro junto com mais da metade do açúcar, a canela e o limão. Deixe cozinhar em fogo médio mexendo sem parar e espere esquentar bem, porém sem deixar ferver. Isso demora mais ou menos uns 5 minutos.

Coe a mistura pra tirar a canela e a raspa de limão e deixe esfriar em um lugar fresco.

Em uma vasilha bata as claras em neve e misture com o açúcar que sobrou, acrescentando o leite já frio e misturando bem.

Coloque a sorveteira pra funcionar e derrame dentro o creme como manda o fabricante. Ligue o aparelho e deixe até o sorvete ficar pronto (mais ou menos 45 minutos).

Na hora de levar o "black & white" à mesa, coloque um pouco de sorvete em uma taça, dois tabletes de café por cima e cubra com mais um pouco de sorvete. A mistura fica deliciosa!

Foto: Cocinar para 2

Nota:

1. O sorvete de leite merengado também pode ser feito sem a sorveteira, basta você colocar a mistura no congelador e bater com a batedeira cada meia hora até alcançar a consistência desejada.


Usamos cookies para mejorar, analizar las conexiones y mostrar publicidad. Si continuas, aceptas su uso. Más info aquí.